PUBLICADO POR Agência Evidence | dez, 19, 2019 |

Cuidar da saúde faz parte dos planos de muitas pessoas quando o ano se inicia e quase nem todos cumprem com o prometido.

Mas a atenção quando o assunto é saúde deve ser redobrado

Cuidar da saúde é um processo que envolve tanto melhoria de qualidade de vida quanto a redução de vulnerabilidades e riscos à saúde. Esses riscos envolvem modos de viver, condições de trabalho, condições de ambiente e o lazer.

Por isso coloque no seu planejamento cuidar da sua saúde. Comece fazendo exames de rotina para saber como andam seus números e índices.

Se você tem dúvidas sobre quais são os exames mais comuns para deixar tudo ordem, segue a lista para você planejá-los em 2020:

Exames de sangue

Hemograma: Exame de sangue para checar a saúde geral do paciente. Identifica problemas como anemia, infecções e inflamações a partir da contagem de três tipos de célula (plaquetas vermelhas, glóbulos vermelhos e glóbulos brancos).

Glicemia: É feito para medir o nível de glicose no sangue do paciente. Ajuda a diagnosticar o diabetes ou monitorar a saúde das pessoas que já foram diagnosticadas com a doenças.

Colesterol: Mostra os níveis de colesterol e triglicérides na corrente sanguínea. O colesterol é um tipo de gordura produzido pelo fígado e que é importante produzir hormônios e vitaminas. Se o nível de colesterol estiver muito alto, passa a ser prejudicial para a saúde, gerando doenças cardiovasculares e outras complicações. Os triglicerídeos são outro tipo de gordura do organismo que, se estiver em índices muito elevados, podem causar risco ao coração, levar à obesidade.

Creatinina e ureia: Exame para verificar o funcionamento dos rins. Se essas substâncias, presentes na corrente sanguínea, estiverem em níveis muito altos, os rins podem perder a capacidade de filtrar o sangue.

T4 livre e TSH: Avaliam a tireoide, órgão localizado no pescoço. Quando não está funcionando corretamente, a tireoide pode causar o hipotireoidismo ou o hipertireoidismo.

 

Exames de urina

Urina Tipo 1: Um dos mais indicados para fazer o checkup da função renal. Permite encontrar doenças e infecções na urina.

 

Exame de fezes

Se a sua saúde não vai bem, o médico pode pedir a amostra das fezes para avaliar o sistema digestivo e a presença de vírus e bactérias.

Vem para o Laboratório Bioanálise e cuide da sua saúde. Agende seu exame!

TAGS: