PUBLICADO POR Agência Evidence | fev, 12, 2020 |

Em fevereiro a cor do mês é o roxo, como vemos com grande destaque o outubro rosa e novembro azul, esse mês também apoia uma nobre causa.

Mês da conscientização sobre Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer, essas doenças merecem atenção redobrada por terem sintomas muitas vezes imperceptíveis aos olhos.

É importante conhecê-las e saber como podem surgir sintomas para um possível diagnósticos.

Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença autoimune, ou seja, ocorre quando o próprio sistema imunológico de uma pessoa passa a atacar órgãos e tecidos do corpo (como se eles fossem invasores externos). O Lúpus Discóide é uma versão um pouco mais branda da doença, que afeta somente a pele. Seu principal sintoma é o surgimento de uma lesão avermelhada no rosto, na nuca e no couro cabeludo.

Pode ser diagnosticada com exame de sangue ou estudo do sistema imunológico. A doença pode ser detectada a partir dos seguintes sintomas fadiga, febre, dor nas articulações, rigidez muscular e inchaços, rash cutâneo (vermelhidão na face em forma de “borboleta” sobre as bochechas e a ponta do nariz), lesões na pele que surgem ou pioram quando expostas ao sol e dificuldade para respirar.

 

Fibromialgia

A fibromialgia uma síndrome ainda pouco conhecida, cujos principais sintomas são, dor generalizada, fadiga, dificuldades cognitivas (problemas de concentração, perda de memória), formigamento nas extremidades do corpo (mãos e pés). A doença também propensa a ter fatores genéticos envolvidos, por isso é importante um estudo do sistema imunológico e seres celulares do organismo. Exames laboratoriais são usados para diagnosticar ou excluir doenças com sintomas semelhantes aos da fibromialgia, como artrite reumatoide.

 

Alzheimer 

É uma doença neurodegenerativa progressiva que se manifesta apresentando deterioração cognitiva e da memória de curto prazo, sintomas que se agravam conforme o tempo. Exames de laboratório com ênfase especial na função da tireoide e nos níveis de vitamina B12 no sangue ajudam no diagnóstico. Alguns sintomas são falta de memória para acontecimentos recentes, repetição de perguntas, dificuldade para dirigir e encontrar caminhos, irritabilidade e etc.

Fique atento a esses sintomas e cuide da sua família, buscando diagnóstico precoce e fazendo os devidos exames. Se precisar do Laboratório Bioanálise, conte conosco para apoiar essa causa e fazer seus exames.

Fonte: Boa Consulta

TAGS: