
Estamos nos primeiros dias do verão, mas com esses dias quentes pelos quais temos passado, parece que ele já havia chegado há um tempo… Até porque, o ar condicionado já estava trabalhando muito antes de sua chegada e apesar de serem altamente requisitados nesta época do ano, esses aparelhos exigem cuidado.
Mas será que tanto ar condicionado faz mal?
Na teoria, não, mas ele tem que ser usado semexcesso e deve estar sempre com a limpeza em dia. Por isso, na prática, faz mal.
No “excesso de uso” o problema é que o ar retira toda umidade do ambiente e quanto mais ressecado o ar, mais frio fica. Isso irrita os olhos e as mucosas das vias aéreas. Uma vez agredida pelo ar frio, a mucosa nasal perde a capacidade de impedir a entrada de bactérias, diminuindo a resistência e aumentando as chances de infecção.
Se houver alguém doente no ambiente, por exemplo, as chances de contrair gripe e resfriado aumentam. Quem sofre de asma, rinite, sinusite e doença pulmonar obstrutiva crônica fica ainda mais sensível. Também é importante evitar sair de ambientes muito quentes e entrar em ambientes muito gelados, pois há risco de choque térmico. E isso é o que mais acontece.